sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dia do trabalhador - 1º de Maio




1º de Maio é o dia do trabalho, na verdade o dia do trabalhador, e sabem por que?

Foi por que a uns bons anos em 1886 organizou-se uma passeata pelas ruas de Chigago no Estados Unidos e quem caminhava por essas ruas eram trabalhadores que lutavam por uma carga horária mais baixa, de 8 horas, como milhares de pessoas participaram houve o início de uma greve geral no EUA.
No dia 3 de Maio houve uma briga entre a polícia e alguns trabalhadores no que resultou na morte de alguns deles. Com isso no dia 4 houve uma nova passeata como forma de protesto contra o acontecido no dia anterior, uma bomba jogada por um ser anonimo no meio dos policiais fez com que eles abrissem fogo contra os manifestantes mantando 11 e ferindo dezenas, 7 policiais morreram também.
Três anos mais tarde na frança um revolucionário decide convocar anualmente os trabalhadores no dia 1 de Maio com o abjetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A manifestação de 1891 na frança resulta em briga e na morte de mais dez trabalhadores, isso reforça os ideias do proletáriado.
Meses depois a França ratifica as 8 horas de trabalho e segue o exemplo de Bruxelas que adota o dia 1 de Maio feriado, Russia também adota as idéias francesas, e dai pra frente vários paises seguiram a onda (ainda bem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, critiquem, opinem, por favor sem palavras de baixo calão...

 
free counter